terça-feira, 27 de novembro de 2007

Reportagem do site do governo de São Paulo


Uma Potência Chamada São Paulo

Falar do Estado de São Paulo é sempre no superlativo. É o Estado com a maior população do Brasil, mais de 40 milhões de habitantes distribuídos em 645 municípios, e a terceira unidade administrativa mais populosa da América do Sul. Abriga o maior parque industrial e a maior produção econômica - mais de 31% do PIB do país. Detém o maior registro de imigrantes, quase 3 milhões de 70 diferentes nacionalidades e, como também não poderia deixar de ser, evidenciando toda a complexidade do Estado mais cosmopolita da América do Sul. Foi construído com o vigor e o árduo trabalho de povos de todas as partes do Brasil e do mundo, mantendo arraigada em cada pedaço desta terra a vocação para o trabalho. Com a melhor infra-estrutura e mão-de-obra qualificada, São Paulo legitima dia-a-dia seu status de "motor econômico" do Brasil. O Estado produz de tudo, principalmente produtos de alta tecnologia. Mas o destaque não é só na indústria. O paulista também fez da agricultura e da pecuária áreas de excelência. Na economia, dos 260 shopping centers existentes no país, 80 estão localizados no Estado, sendo responsáveis por mais de 200 mil empregos, e uma ampla rede atacadista e varejista espalhada pelos municípios. Por tudo isso, São Paulo pode mesmo ser resumida como uma potência civil, espiritual e socioeconômica.
São Paulo é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado no sul da região Sudeste e tem como limites os estados Minas Gerais (N e NE), Rio de Janeiro (NE), oceano Atlântico (L), Paraná (S) e Mato Grosso do Sul (O). É dividido em 645 municípios e ocupa uma área de 248.808,8 quilômetros quadrados, sendo pouco maior que o Reino Unido. Sua capital é a cidade de São Paulo e seu atual governador é José Serra.
Com mais de quarenta milhões de habitantes, São Paulo é o estado mais populoso do Brasil e a terceira unidade administrativa mais populosa da América do Sul, sendo superada apenas pelo próprio país e ligeiramente pela Colômbia, à frente da Argentina e de todos os outros países sul-americanos.
Considerado o "motor econômico" do Brasil e o mais importante dos estados, São Paulo é responsável por mais de 31% do PIB do país. É o mais rico estado e figura entre os estados com alto Índice de Desenvolvimento Humano, sendo superado apenas por Santa Catarina e pelo Distrito Federal. Sua população é a mais diversificada do Brasil e descende principalmente de imigrantes italianos e portugueses, embora haja também forte influência de ameríndios e africanos e de outras grandes correntes migratórias, como árabes, alemães, espanhóis e japoneses.

Instituto São Paulo contra a violência

http://http://www.spcv.org.br/

Instituto São paulo contra a violncia

http://http://www.spcv.org.br/

video de violência em São Paulo

http://http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM184674-7823-VIOLENCIA+EM+SAO+PAULO+REGISTRA+NUMEROS+ASSUSTADORES,00.html

Texto argumentativo: Violência:um grande problema de uma grande cidade






Num país como o nosso,é quase impossível não falar sobre violência.Abordá-la em um estado como São Paulo é ainda mais comum em função da crescente urbanização e migrações de pessoas de outros estados em busca de melhores condições de vida.
São Paulo,sendo q terceira maior cidade do mundo,apresenta uma enorme industrialização,que leva a mecanização da produção e exigência de uma mão-de-obra cada vez mais qualificada,a conseqüência disso tudo é o desemprego,a miséria,o aumento das favelas,que resulta em violência.
Dados mostram que no estado,60% dos homicídios são cometidos por pessoas sem histórico criminal,o que nos leva a refletir sobre a que ponto chegou as condições de vida lá.
A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo divulgou que o índice de violência vem caindo há dois anos, desde que foi implantado o programa Escola da Família, que abre as escolas nos fins de semana para toda comunidade e promove atividades culturais, esportivas, orientações de saúde; as pesquisas da Secretaria constataram que as ocorrências contra o patrimônio e às pessoas dentro das escolas caíram 39,5%, redução de 46,5% nas agressões físicas e 81% no porte de drogas.
O governo precisa tomar iniciativa para controlar esta situação(como mostramos em cima),e isso tudo se inicia com uma melhor distribuição de renda,de empregos,melhores salários,acesso facilitado a educação e melhores condições de vida e saúde.Além disso,mudanças necessitam ser feitas em todo o país ,para evitar que populações de outros estados migrem para lá e só se somem ainda mais com o numero de desempregados.
Assim a solução da violência esta no próprio governo do estado,somente dele podem partir as primeiras iniciativas que podem melhorar significativamente as condições do estado.